ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001004

Referência:
AMARAL, Joao Joaquim Freitas do. Implementação da estratégia Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância no Nordeste, Brasil. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. São Paulo, 2007.
   
   


Outro(s) Autor(es):
VICTORA, Cesar Gomes; LEITE, Alvaro Jorge Madeiro; CUNHA, Antonio Jose Ledo Alves da

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde da criança; Atenção integrada as doenças prevalentes na infância; Serviços de saúde da criança; Fatores socioeconômicos; Desigualdades em saúde; Estudos ecológicos

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
A maioria das mortes em criancas e evitavel. A estrategia Atencao Integrada as Doencas Prevalantes na Infancia, desenvolvida pela Organisacao Mundial da Saude e Fundo das Nacoes Unidas para a Infancia, pretende resuzir a mortalidade infantil por meio de acoes para mellhorar o desempenho dos profissionais de saude , a organizacao do sistema de saude e as praticas de familia e da comunidade. O artigo teve por objetivo descrever fatores associados a implementacao dessa estrategia em tres estados do Nordeste do Brasil. Estudos ecologicos realizados em 443 municipios do Ceara, Paraiba e Pernambuco, em 2006. A distribuicao de variaveis independentes economicas, geograficas, ambientais, nutricionais, organizacao do servico de saude e mortalidade infantil foram comparadas entre os municipios com e sem a estrategia. Esses fatores foram avaliados por meio de modelo hierarquico utilizando regressao de Poisson para o calculo de razoes de prevalencias apos ajuste para fatores de confusao. Houve iniquidade no desenvolvimento da estrategia, pois municipios de maior risco para a saude infantil apresentam menores taxas de aplicacao de suas acoes. Sao necessarias politicas de saude que reforcem sua consolidacao nos municipios de maior risco de mortalidade infantil.

[Nova Pesquisa]