ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000999

Referência:
CEZAR-VAZ, Marta Regina et al. Estudos com enfermeiros e médicos da atenção básica à saúde: uma abordagem socioambiental. TEXTO E CONTEXTO ENFERMAGEM. Florianópolis, v. 16, n. 4, p.645-653, out./dez. 2007.
   
   


Outro(s) Autor(es):
WEIS, Alisia Helena; COSTA, Valdecir Zavarese da; SOARES, Jorgana Fernanda de Souza; BONOW, Clarice Alves; CARDOSO, Leticia Silveira; SANT'ANNA, Cynthia Fontella; SOARES, Maria Cristina Flores; MUCCILLO-BAISCH, Ana Luiza

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Atenção primária à saúde; Serviço de saúde; Saúde ambiental; Enfermagem em saúde pública

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Trata-se de estudo quantitativo sobre o processo organizativo do trabalho na Atencao Basica de Saude, a partir de uma abordagem socioambiental. Os objetivos foram analisar como enfermeiras e medicos identificam as estrategias para trabalharem a relacao entre saude e ambiente; que problemas ambientais influenciam a saude das comunidades e como eles atuam com as comunidades frente aos mesmos. Foram realizadas entrevistas estruturadas dom 36 enfermeiros e 19 medicos, seguindo-se uma analise quantitativa e contextual. O quesito referente ao conhecimento das situacoes ambientais que implicam em riscos a saude recebeu media significativamente maior dos enfermeiros (p=0,000) e dos medicos (p=0,042). A falta de saneamento bascio, presenca de vetores, manejo inadequado de residuos solidos e ruas sem pavimentacao foram os problemas ambientais da comunidade que os entrevistados atribuiram as melhores medias (p=0,000). Conclui-se que a estrutura organizativa do trabalho na atencao basica a saude, ainda nao e influenciada significativamente pela relacao saude e ambiente.

[Nova Pesquisa]