ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000997

Referência:
CAMARA, Volney de M. et al. Estudo dos níveis de exposição e efeitos a saúde por mercúrio metálico em uma população urbana de Poconé, Mato Grosso, Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p.69-77, jan./mar. 1996.
   
   


Outro(s) Autor(es):
SILVA, Alexandre P.; PIVETTA, Fatima; PEREZ, Mauricio A.; LIMA, Maria Imacualda M.; FILHOTE, Maria Izabel de F.; TAVARES, Lidia Maria B.; MACIEL, Marcos V.; ALHEIRA, F. V.; DANTAS, T.; MARTINS, M. S.

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Mercúrio; Saúde ambiental; Saúde do trabalhador; Ecologia humana

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Foram avaliados os niveis de exposicao e dos efeitos causados por emissoes na atmosfera de mercurio metalico proveniente de casas compradoras de ouro na populacao do Municipio de Pocone, Estado de Mato Grosso. O projeto foi desenvolvido atraves da comparacao da morbilidade referida, dos exames clinicos e da analise dos teores de mercurio na urina de tres grupos populacionais. As analises dos teores de mercurio na urina mostraram diferencas altamente significativas entre os grupos centro e periferia em comparacao ao grupo-controle. Entrvistas com as pessoas que apresentavam teores elevados evidenciaram que a exposicao no centro da cidade poderia ser proveniente da scasas compradoras de ouro e, no caso da periferia, poderia ter ocorrido exposicao atraves da queima de amalgamas no interior das residencias. Os dados de morbidade referida apresentaram proporcoes maiores de queixas entre os moradores do centro em comparacao aos outros grupos e tambem maior numero de alteracoes no exame clinico. Conclui-se que ha maiores exposicao[sic] e efeitos a saude devido ao mercurio metalico entre pessoas pertencentes aos primeiros dois grupos.

[Nova Pesquisa]