ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000966

Referência:
SANTOS, Elisabeth de O. et al. Diagnósitco das condições de saúde de uma comunidade garimpeira na região do Rio Tapajós, Itaituba, Pará, Brasil, 1992. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p.212-225, abr./jun. 1995.
   
   


Outro(s) Autor(es):
LOUREIRO, Edvaldo Carlos B.; JESUS, Iracina Maura de; BRABO, Edilson; SILVA, Rita do S. U. da; SOARES. Manoel do C. P.; CAMARA, Volney de M.; SOUZA, Maria dos R. S. de; BRANCHES, Fernando

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde ambiental; Saúde do trabalhador; Mineração; Ouro; Mercúrio

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O objetivo do trabalho foi conhecer as condicoes de vida e de saude de uma comunidade garimpeira e, particularmente, a superposicao da contaminacao Mercurial com outros agravos. Foi realizada no garimpo do igarape do Rato, na bacia hidrografica do rio Tapajos, Itaituba-Para. A populacao abrangeu 223 individuos aos quais foi aplicado um questionario epidemiolgoico, e feito atendimento medico e coleta de especimes biologicos. Na coproscopia, 96,1% individuos estavam parasitados e 66,4% anemicos. A prevalencia para o virus da hepatite B ficou em 85,0%; 11 (6,0%) eram portadores do virus. Dentre os pacientes investigados para malaria 35,0% (65) estavam com a doenca e desses 52,3% (34) eram pacientes assintomaticos. A prevalencia para sifilis foi de 41.6%. As dosagens de mercurio em urina de 173 individuos revelaram 16 (9,2%) pacientes com dosagens maiores do que 10 ug/l e ate 19 ug/l, enquanto que 9 pacientes (5,2%) do total investigado revelaram teories acima de 20 ug/l. O estudo revela individuos com superposicao de agravos, sem diagnostico adequado por falta de atendimento medico, praticando a automedicacao, e, agora, vivendo a ameaca da intexicacao por mercurio. Concluindo, o presente trabaho ofereceu apenas uma visao geral das condicoes de saude encontradas na comunidade garimpeira.

[Nova Pesquisa]