ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000961

Referência:
MONTEIRO, Carlos Augusto; NAZARIO, Lacerda. Evolução de condicionantes ambientais da saúde na infância na cidade de São Paulo (1984-1996). REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. São Paulo, v. 34, n. Supl.06, p.13-18, 2000.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Indicadores básicos de saúde; Levantamentos epidemiológicos; Saúde ambiental; Abastecimento de água; Habitação; Saneamento urbano; Fatores socioeconômicos

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
[Objetivo] Descrever a evolucao de condicionantes ambientais da saude na infancia, com base nas informacoes extraidas de dois inqueritos domiciliares realizados nos anos de 1984/85 e 1995/96, na cidade de Sao Paulo, SP. [Metodos] Foram estudadas amostras probabilisticas da populacao entre zero e 59 meses de idade: 1.016 criancas em 1984/85 e 1.280 criancas em 1995/96. Os inqueritos apuraram caracteristicas da moradia - material empregado na construcao, tamanho e densidade de ocupacao, existencia e compartilhamento de instalacoes sanitarias e chuveiro, agua corrente na cozinha e presenca de fumantes - e do saneamento ambiental - acesso as redes publicas de agua, esgoto e de coleta de lixo, pavimentacao de ruas e calcadas e insercao das moradias em bairros residenciais ou favelas. [Resultados] Embora os indicadores ambientais apurados no ultimo inquerito ainda estejam distantes da situacao ideal, melhoraram entre os dois inqueritos a qualidade, o tamanho, o conforto e o entorno das moradias e expandiu-se a cobertura de todos os servicos de saneamento. Nao houve progressos apenas quanto a proporcao de criancas residindo em favelas (cerca de 12% nos dois inqueritos). Entretanto, as condicoes de moradia e de saneamtno nas favelas melhoraram intensamente no periodo.

[Nova Pesquisa]