ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000959

Referência:
FREITAS, Carlos Machado de et al. Segurança química, saúde e ambiente - perspectivas para a governança no contexto brasileiro. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p.249-256, jan./fev. 2002.
   
   


Outro(s) Autor(es):
PORTO, Marcelo Firpo S.; MOREIRA, Josino Costa; PIVETTA, Fatima; MACHADO, Jorge M. Huet; FREITAS, Nilton B. B. de Freitas; ARCURI, Arline S.

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde ambiental; Saúde ocupacional; Contaminação química

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
A seguranca quimica e reconhecida na Agenda 21 como um dos serios problemas a saude e ao ambiente que devem ser enfrentados globalmente, convertendo-se em um problema de governanca, nos niveis nacional e internacional. Isto coloca uma serie de desafios para paises como o Brasil, em que as situacoes relacionadas a poluicao quimica tiveram um crescimento em intensidade e extensao maiores do que a capacidade de enfrenta-los e controla-los. Este quadro e ainda mais agravado quando se considera que questoes como democracia, seguranca, sustentabilidade e equidade, fundamentais para governanca, ainda sao incipientes e se encontram longe de serem resolvidas. Novos arranjos societarios e novas abordagens cientificas mais contextualizadas e participativas sao as bases para se constituir e expandir estrategias de governanca para a seguranca quimica.

[Nova Pesquisa]