ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000938

Referência:
MOURA, Escolastica Rejane Ferreira; SILVA, Raimunda Magalhaes da. Competência profissional e assistência em anticoncepção. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. São Paulo, v. 39, n. 5, p.795-801, 2005.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Planejamento familiar; Anticoncepção; Competência profissional; Capacitação em serviço; Educação em saúde; Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde; Programa Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
[Objetivo] Avaliar a competencia tecnica de profissionais que atuam no cuidado em anticoncepcao. [Metodos] Realizou-se pesquisa do tipo avaliativa, na area da saude, em oito municipios do Estado do Ceara, de julho a setembro de 2003. Os dados foram coletados mediante entrevistas com 29 enfermeiros e 50 usuarios do Programa Saude da Familia e observacoes feitas nas unidades de saude. [Resultados] A maioria dos enfermeiros havia participado de alguma capacitacao sobre anticoncepcao e normas tecnicas. No entanto, foi relatada a existencia de barreiras profissionais pelos enfermeiros e outras foram identificadas pelos usuarios, os quais mostraram a necessidade de melhor capacitacao dos profissionais que atuam nessa area. Os enfermeiros reconheceram dificuldades, tanto na comunicacao e informacao quanto tecnicas, no manejo dos anticoncepcionais. [Conclusoes] Ha lacunas na competencia profissional em anticoncepcao que associadas a falta de sistematizacao do trabalho em equipe, geram distorcoes na qualidade da atencao. O trabalho em equipe foi caracterizado pela indefinicao de atribuicoes e tarefas dos seus membros.

[Nova Pesquisa]