ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000919

Referência:
FERRI, Sonia Mara Neves et al. As tecnologias leves como geradores de satisfação em usuários de uma unidade de saúde da família. INTERFACE - COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. Botucatu, v. 11, n. 23, p.515-529, set./dez. 2007.
   
   


Outro(s) Autor(es):
PEREIRA, Maria Jose Bistafa; MISHIMA, Silvana Martins; CACCIA-BAVA, Maria do Carmo Guimaraes; ALMEIDA, Maria Cecilia Puntel de

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Avaliação dos usuários; Satisfação dos usuários; Programa Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O objetivo desta investigacao foi avaliar a qualidade da assistencia prestada em um nucleo de saude da familia (NSF), enfocando a satisfacao dos usuarios, com base nas tecnologias leves, bem como analisar aspectos dessa assistencia, produtores de satisfacao e de insatisfacao, no que diz respeito ao vinculo, a responsabilizacao, a intervencoes locais. Apos realizarmos uma caracterizacao geral da populacao atendida no servico em estudo, selecionamos os sujeitos participantes da pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio da entrevista semi-estruturada. A abordagem foi de natureza qualitativa, e os dos foram ordenados pelo metodo do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A analise revela a importancia atribuida, pelos usuarios do servico, as tecnologicas leves, mas tambem a necessidade de diminuir o tempo de espera para as colsultas e os encaminhamentos e obter o acesso a medicamentos e a atencao odontologica no proprio servico, fatores que levam a grande insatisfacao por parte dos usuarios.

[Nova Pesquisa]