ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000868

Referência:
NICOLUZZI, Joao Eduardo Leal et al. Resultados do transplante pancreático em um centro brasileiro. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES. São Paulo, v. 30, n. 6, p.436-441, Nov./Dez. 2003.
   
   


Outro(s) Autor(es):
MARMANILLO, Carlos Gustavo W. C.; REPKA, João Carlos Domingues; MONTEIRO, Mauro Roberto Duarte; SANTOS, Wilson Paulo dos; CARON, Pedro ERnesto

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Transplante de pâncreas; Diabetes Mellitus tipo 1; Insulina; Insuficiência renal

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
OBJETIVO: O transplante de pâncreas (TP) é atualmente o único tratamento disponível capaz de estabelecer estado euglicêmico permanente e de independência da insulina nos portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1. Neste estudo são apresentados os resultados do TP realizados em um centro paranaense. MÉTODO: De janeiro de 2001 até abril de 2003, foram realizados 24 transplantes de pâncreas-rim simultâneos (TPRS), e um Transplante de Pâncreas Isolado (TPI) no Hospital e Maternidade Angelina Caron. RESULTADOS: No seguimento de 8,2 meses (1-27), a taxa de sucesso para pâncreas e rim foi de 74 %. A sobrevida dos pacientes foi de 76 %. A principal causa de insucesso foi trombose pancreática em três casos (12%) e renal em dois (8%). Não ocorreu nenhum episódio de rejeição. Todos os doentes com enxertos funcionantes apresentam-se normoglicêmicos sem necessidade de insulina. CONCLUSÕES: O transplante simultâneo de rim e pâncreas éterapêutica com alto índice de sucesso para pacientes diabéticos com insuficiência renal terminal.

[Nova Pesquisa]