ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
KANTORSKI, Luciane Prado et al. Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. São Paulo, v. 39, n. 3, p.317-324, 2005.
   
   


Outro(s) Autor(es):
PINHO, Leandro Barbosa de; SAEKI, Toyoko; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Enfermagem psiquiátrica/educação; Ensino; Saúde mental

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este estudo apresenta um panorama sobre a inserção da temática do relacionamento terapêutico e da comunicação terapêutica no ensino de graduação em enfermagem, mais particularmente nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritivo-analítica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a professores da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das nove escolas do Estado, sendo que oito devolveram o questionário preenchido. Os dados foram agrupados levando-se em consideração a instituição, as disciplinas, os conteúdos abordados, os objetivos das atividades práticas e campos práticos. Verificamos que a maioria das escolas aborda o relacionamento terapêutico em suas propostas de ensino, configurando-se como uma possibilidade de se resgatar a enfermagem enquanto profissão que se preocupa com o ser humano em sua complexidade, em que o saber fazer preconizado é direcionado ao respeito das limitações, potencialidades, necessidades e relações interpessoais dos pacientes.

[Nova Pesquisa]