ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000690

Referência:
PONTE, Emerson M. Del et al. Giberela do Trigo - Aspectos epidemiologicos e modelos de previsao. FITOPATOLOGIA BRASILEIRA. , v. 29, n. 6, p.587-605, nov./dez. 2004.
   
   


Outro(s) Autor(es):
FERNANDES, J. Mauricio C.; PIEROBOM, Carlos R.; BERGSTROM,Gary C.

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Fusarium/patogenicidade; Modelos de riscos proporcionais; Simulação/estatística e dados numéricos; Gradiente; Atmosfera/analise; Trigo/parasitologia

Termo(s) livre(s):
Simulação de epidemias; Gibberella zeae; Fusarium graminearum

Resumo:
A giberela ou fusariose da espiga e, atualmente, uma das mais importantes doenças da cultura do trigo (Triticum aestivum). Epidemias severas tem sido observadas nos ultimos anos em diversas regioes do mundo, promovendo perdas na produtividade e na qualidade dos graos. No Brasil, a giberela alcançou o status de principal doença as regioes triticolas, principalmente no Sul do Brasil. A sua natureza esporadica esta associada a dependencia climatica, sendo as mais severas epidemias observadas em anos com maior frequencia de chuvas, durante a fase de florescimento e enchimento de graos. Pucas sao as cultivares com resistencia genetica aceitavel e essas normalmente falham em anos muito favoraveis a epidemias. Medidas de controle com fungicidas tem sido preconizadas, entretanto, a dificuldade reside no momento na tecnologia de aplicacao, para se obter resultados satisfatorios. O melhor entendimento dos fatores que influenciam a dinamica da doenca pode auxiliar no manejo da cultura visando a minimizar os riscos de epidemias. Aspectos como aerobiologio e tipo de inoculo, distribuicao espacial e gradiente espacial da doenca podem contribuir no conhecimento da associacao e a importancai de fontes de inoculo local ou distante ao campo. Recentemente, uma grande atencao tem sido dada ao desenvolvimento de modelos de previsao ou de risco de giberela. Tais modelos podem auxiliar na tomada de decisao no acionamento de medidas de controle bem como alertar niveis epidemicos da doencas em uma determinada regiao, ou mesmo quanto a alta contaminacao do trigo com micotoxinas de Fusarium spp.

[Nova Pesquisa]