ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
QUEIROZ, Maria Veraci; JORGE, Maria Salete. Estratégias de educação em saúde e a qualidade do cuidar e ensinar em Pediatria: a interação, o vínculo e a confiança no discursos dos profissionais. INTERFACE - COMUNICAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Botucatu, v. 9, n. 18, p.117-130, jan./jun. 2006.
   
   


Outro(s) Autor(es):
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Colaborador(es):
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Descritor(es):
Pediatria; Educação em saúde; Promoção da saúde; Família; Cultura

Termo(s) livre(s):
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Resumo:
Trata-se de estudo analítico-interpretativo, cujo objetivo foi compreender o significado da prática educativa na formação do vínculo entre os usuários, a equipe pediátrica e os serviços de saúde. Fundamenta-se em pressupostos da Antropologia Cultural, utilizando a entrevista semi-estruturada com oito profissionais da área. As expressões dos profissionais expressa nas temáticas diálogo com respeito à linguagem e às experiências como forma de cuidar e ensinar e vínculo e confiança como construtos do processo de cuidar e ensinar. Os resultados destacaram que a Educação em Saúde permeia aspectos da comunicação e da relação interpessoal, com respeito à cultura das famílias e, assim, propicia a aproximação do profissional com a família e a formação de vínculo e confiança, permitindo melhorar aspectos da saúde e da qualidade de vida da criança, justificando oincentivo a tais atitudes e à criança de espaços para a discussão e aprendizagem desse processo.

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