ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000597

Referência:
ZIONI, Fabiola; WESTPHAL, Marcia Faria. O enfoque dos determinantes sociais de saúde sob o ponto de vista da teoria social. SAÚDE E SOCIEDADE. São Paulo, v. 16, n. 3, p.26-34, 2007.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Desenvolvimento sustentável; Politicas publicas de saude; Saude e meio ambiente; Promocao da saude

Termo(s) livre(s):
Determinantes socias de saude (DSS); Saude e ambiente; Teorias da Acao Social; Socilogia da experiencia; Participacao politica

Resumo:
Este artigo apresenta reflexoes teoricas relacionadas a contrbuicao das ciencias humanas e sociais para o campo da saude. Partindo dos artigos de Eugenio Villar e de Mirta Roses Periago e colaboradores, busca salientar a relacao entre a preocupacao com justica social que inspira o enfoque dos Determinantes Socias de Saude com o contexto social contemporaneo e paradigmas que vao ao encontro a ideia de determinacao social. Ao mesmo tempo, focalizam questoes eticas e reforcam a importancia da dimensao social do processo saude-doenca, o que implica em uma re-politizacao do campo da saude. Busca, tambem, discutir a concepcao de participacao politica no campo da saude e suas limitacoes para o enfrentamento de desafios colocados pela fragmentacao da sociedade e os novos niveis de pobreza e "exclusao social".

[Nova Pesquisa]