ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000574

Referência:
SEIDL, Eliane Maria Fleury. Crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS e suas famílias: aspectos psicossociais e enfrentamento. REVISTA DE PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA. , v. 21, n. 3, p.279-288, set./dez. 2005.
   
   


Outro(s) Autor(es):
ROSSI, Walniceia dos Santos; VIANA, Keylla Furuhashi; MENESES, Ana Karenine F. de; MEIRELES, Everson

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Grupos etários; Criança; Adolescente; Soropositividade para HIV; Cuidados primários

Termo(s) livre(s):
Crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS

Resumo:
O estudo teve por objetivos: descrever aspectos sociodemograficos, medico-clinicos e da organizacao familiar de criancas e adolescentes soropositivos infectados pela transmissao vertical; descrever dificuldades e estressores percebidos pelos cuidadores sobre aspectes psicossociais e do tratamento para o HIV e analisar estrategias de enfrentamento utilizadas. Participaram 43 cuidadores primarios, a maioria (N=24) maes soropositivas; a idade variou de 18 a 68 anos. Os instrumentos incluiram entrevista semi-estruturada e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Os resultados revelaram a presenca de dificuldades em areas como adesao ao tratamento, revelacao do diagnostico para a crianca/adolescente e informacao sobre o diagnostico na escola. Quanto as estrategias de enfrentamento, houve predominio de busca de praticas religiosas/pensamento fantasioso e focalizaco no problema, segundo escores da EMEP. O estudo indica a necessidade das equipes de saude se qualificaram para atendimento a demandas psicossociais, visando atencao integral a interdisciplinar a familiares e criancas/adolescentes vivendo com HIV/aids.

[Nova Pesquisa]