ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000462

Referência:
DIAS, Rosa Maria Donini Souza et al. Enteroparasitoses em pacientes acometidos pela sindrome de imunodeficiencia adquirida (AIDS/SIDA). REVISTA DO INSITTUTO ADOLFO LUTZ. , v. 48, n. 1/2, P.63-67, 1988.
   
   


Outro(s) Autor(es):
PINTO, Walkiria Pereira; CHEFFI, Pedro Paulo; MANGINI, Ana Celia S; TORRES, Domingas M. A. G. Vieira; BIANCO, Rosana del; FERRARI, Luciana

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Infecções por enterovirus

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
No periodo compreendido entre fevereiro de 1984 e abril de 1987 examinaram-se, na Secao de Enteroparasitoses do Instituto Adolfo Lutz, 771 amostras de fezes de pacientes atendidos pelo Programa de Controle e Prevencao da AIDS, da Secretaria de EStado da Saude de Sao Paulo. Do total, 483 pacientes estavam acometidos por AIDS e os demais 288 pertenciam a grupos de risco para infeccao por HIV. Examinaram-se, tambem, no mesmo periodo, as fezes de 432 individuos atendidos por Unidades Sanitarias mantidas pela rede estadual de atencao primaria a saude, que, por sorteio constituiram grupo controle. Os resultados indicaram maior frequencia de parasitismo por Entamoeba histolytica e Isospora belli entre os pacientes aidetivos e os pertencentes a grupos de risco para infeccao por HIV, alem de indices mais elevados de infeccao por Strogyloides stercoralis entre os aideticos, quando comparados aos demais grupos. Revelou-se, ainda, infeccao por Ctytosporidium sp. em 12,1 por cento dos aideticos e 2,5 por cento dos componentes de grupos de risco.

[Nova Pesquisa]