ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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000394

Referência:
FREITAS, Maria Celia de; SANTANA, Mary Elizabeth de. Implementação da estratégia de ensino-aprendizagem à família de paciente crônico. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. , v. 55, n. 2, p.146-150, mar/ 2002.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Doença crônica; Enfermagem; Educação em saúde; Ensino; Aprendizagem; Relações interpessoais

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O estudo objetivou implementar a estrategia de ensino-aprendizagem para familia de paciente em condicao cronica, momento considerado ideal para reavaliar suas necessidades e as habilidades para administrar tal condicao, assim como prepara-la para o cuidado no domicilio. Realizou-se uma avaliação diagnostica de familiar/acompanhante, durante o cuidado na hospitalizacao de uma pessoa com insuficiencia cardiaca congestiva, identificando-se o diagnostico de enfermagem: "deficit de conhecimento". Assim, elaborou-se um plano de ensino para essa cuidadora, com o fim de prepara-la para o cuidado domiciliar. Durante a implementacao, realizaram-se avaliacoes formativas visando cnhecer a eficacia das estrategias empregadas e a somativa no domicilio. Constatou-se, portanto, o quanto e importante para o enfermeiro recorrer a estrategia de ensino-aprendizagem para orientar o familiar/cuidador no processo do cuidar de pessoas em codincao cronica, com a finalidade de promover a vida, apesar da doenca, uma vez que a qualidade desse cuidado prevenira recidivas agudizantes e consequentes reinternacoes.

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