ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000352

Referência:
GONCALVES, Carla Vitola et al. Exame clínico das mamas em consultas de pré-natal: análise da cobertura e de fatores associados em municípios do Rio Grande do Sul, Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 24, n. 8, ago. 2008.
   
   


Outro(s) Autor(es):
DIAS-DA-COSTA, Juvenal Soares; DUARTE, Geraldo; MARCOLIN, Alessandra; GARLET, Geane; SAKAI, Alan Felipe; BIANCHI, Monica Steigleder

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Cuidado pré-natal; Aleitamento materno; Bem-estar materno

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O Ministerio da Saude do Brasil preconiza que seja realizado o exame clinico das mamas em conjunto com as orientacoes para o aleitamento materno na primeira consulta de pre-natal. O objetivo deste estudo foi avaliar a cobertura do exame clinico das mamas durante o pre-natal e descrever caracteristicas associadas ao nao cumprimento desta norma. Foi realizado um estudo transversal em Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, entre os meses de maio e julho de 2007. Dados relativos as puerperas foram registrados em um questionario padronizado. Dentre as 445 puerperas entrevistadas, 226 (59,8 percentual) nao foram submetidas ao exame clinico das mamas no pre-natal. As mulheres nao brancas, com renda familiar per capita inferior a um salario minimo, com parto e pre-natal realizados pelo Sistema Unico de Saude (SUS) apresentaram probabilidade maior de nao terem suas mamas examinadas durante o pre-natal. Esses resultados mostram a baixa prevalencia da realizacao do exame clinico das mamas durante o pre-natal, alem disso, indicam graves problemas relacionados a qualidade do atendimento pre-natal e diferencas no acesso de mulheres pertencentes aos contingentes populacionais de menor poder aquisistivo aos cuidados preconizados.

[Nova Pesquisa]