ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000266

Referência:
SOUSA, Rilva Lopes de; MEDEIROS, Jose Givaldo Melquiades de; MOURA, Ana Carolina Leite de. Validade e fidedignidade da Escola de Depressão Geriátrica na identificação de idosos deprimidos em um hospital geral. JORNAL BRASILEIRO DE PSIQUIATRIA. Rio de Janeiro, v. 56, n. 2, p.102-107, 2007.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde do idoso; Depressão

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O objetivo deste estudo foi avaliar validde e fidedignidade da Escola de Depressao Geriatrica (EDG) nas versoes de 30 e 15 itens na identificacao de suspeitas de depressao em idosos nas enfermarias de clinicas medicas do Hospital Universitario Lauro Wanderley, em Joao Pessoa, Paraiba. Realizou-se um estudo observacional e transversal, com aplicacao da EDG-30 e da EDG-15 por uma entrevistadora treinada, efetuando-se no mesmo dia exame mental dos pacientes por um psiquiatra de acordo com criterios da CID-10. A fidedignidade das duas versoes da EDG foi avaliar por meio da tecnica do teste-reteste e da equivalencia interobservadores. A concordancia entre a aplicacao da EDG-30 e o exame psiquiatrico foi significativa e moderada (kappa = 0,48; p = 0,04), enquanto a EDG-15 nao apresentou concordancia estatistica (p = 0,62), A EDG-30 apresentou sensibilidade de (83 percentual) e especificidade de (57 percentual), mas a EDG-15 apresentou sensibilidade de (50 percentual) e especificidade de (62 percentual). Os escores da EDG-30 apresentaram correlacao estatisticamente significativa entre si no teste-reteste e na equivalencia entre observadores, porem a versao de 15 itens nao foi fidedigna. Conclui-se que a EDG-30 e mais sensivel e fidedigna que a EDG-15. Assim, a EDG -30 e util para detectar como negativos os pacientes que realmente nao apresentam depressao, porem sao necessarios estudos posteriores para adequacao dos itens dessa escala a nossa clientela, a fim de aumentar sua especificidade e valor preditivo positivo.

[Nova Pesquisa]