ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000109

Referência:
KALACHE, Alexandre; VERAS, Renato P.; RAMOS, Luiz Roberto. O envelhecimento da população mundial: um desafio novo. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. São Paulo, v. 21, n. 3, p.200-210, 1987.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Envelhecimento da população; Taxas de mortalidade; Taxas de fecundidade; Expectativa de vida; Qualidade de vida; Transição demográfica

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O envelhecimento populacional e hoje um fenomeno universal, caracteristico tanto dos paises desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. Sao apresentados dados que ilustram a verdadeira revolucao demografica desde o inicio do seculo e estimativas ate o ano 2025. Os fatores responsaveis pelo envelhecimento sao discutidos, com especial referencia ao declinio tanto das taxas de fecundidade como das de mortalidade. Em conjunto, tais declinios levam a um menor ingresso de jovens em populacoes que passam a viver periodos mais longos. Esse processo gradativo e conhecido como "transicao epidemiologica" e seus varios estagios sao abordados. As repercussoes para a sociedade, de populacoes progressivamente mais idosas sao consideraveis, particularmente no que diz respeito a saude. Os padroes de mortalidade e morbidade sao discutidos e o conceito de autonomia, como uma forma de quantificar qualidade de vida, e introduzido. E proposta redefinicao do proprio conceito de envlehecimento, refletindo a realidade medico-social do Terceiro Mundo. Sao formuladas questoes sobre a interacao envlehecimento-mudancas socias em curso nos paises subdesenvolvidos, cujas respostas podem ser grandemente facilitadas pelo uso do metodo epidemiologico.

[Nova Pesquisa]