ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000054

Referência:
REA, Marina F.. Os benefícios da amamentação para a saúde da mulher. JORNAL DE PEDIATRIA. Porto Alegre, v. 80, n. 5 Supl., p.s142-s146, nov. 2004.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Aleitamento materno; Saúde da mulher; Neoplasias da mama; Neoplasias ovarianas; Osteoporose; Peso corporal; Amenorreia; Período pós-parto; Artrite reumatoíde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Objetivo: Revisar os benefícios da amamentação para a saúde da mulher. Fontes dos dados: Foram selecionados artigos publicados entre 1990 e 2004 nas bases de dados Lilacs, MEDLINE, SciELO, BIREME, cochrane Library e Google. Utilizaram-se as palavras-chave amamentação e câncer de mama, câncer de ovário, osteoporose, arttrite reumatóide, amenorréia lactacional, puerpério e saúde da mulher (e suas versões em inglês). Foram também consultados artigos de destaque publicados antes desse período. Síntese dos dados: São relativamente escassos os artigos publicados sobre esse tema. Tem sido descrita uma relação positiva entre amamentação e menor incidência de doenças como câncer de mama, certos cânceres do epitélio ovariano e certas fraturas ósseas por osteoporose, especialmente de quadril. Alguns estudos apontam o efeito da amamentação sobre o risco de artrite reumatóide, e outros abordam o retorno ao peso pré-gestacional mais precoce. Muitos estudos mostram como a amamentação se relaciona à amenorréia pós-parto e ao conseq¨ênte maior espaçamento intergestacional. Conclusões: Há indícios deque os benefícios da amamentação à saúde da mulher sejam muito importantes, confirmando-se o menor risco de câncer de mama e ovário, menor índice de fraturas de quadril por osteoporose e contribuição para o maior espaçamento entre gestações.

[Nova Pesquisa]