Referência:
SOUZA, Walneia Aparecida de; VILAS BOAS, Olinda Maria Gomes da Costa. Orientação sobre o uso de vitamina A na saúde escolar: comparação de técnicas pedagógicas. CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p.183-190, 2004.
Outro(s) Autor(es): --- não informado ---
Colaborador(es): --- não informado ---
Descritor(es): Vitamina A; Saúde escolar; Criança
Termo(s) livre(s): --- não informado ---
Resumo: O trabalho tem por objetivo comparar a eficácia de técncias de ensino em motivar a criança em assimiliar a importância dos alimentos ricos em vitamina A, e as conseq¨ências da falta desses nutrientes para o organismo. Foi elaborado material didático com 2 técnicas pedagógicas: uma baseada em um texto de conotação literária e outra, em teatro de fantoches. O estudo foi desenvolvido com alunos da 3ª série do ciclo básico na Escola Municipal Orlando Paulino da Costa, na zona rural de Alfenas, através da aplicação de questionários. Os resultados demonstraram que as técnicas pedagógicas empregadas promoveram aprendizagem de conceitos em relação à vitamina A e incentivo para o consumo de alimentos ricos nesses nutrientes. Não se verificaram diferenças significativas entre as técnicas pedagógicas (Teste de Comparação das Proporções, com p 0,05), uma vez que ambas utilizam os mesmos princípios metodológicos. Concluímos que a aplicação de métodos lúdicos é um incentivador para a reeducação alimentar. Propõe-se, então, o uso desses recursos nas escolas para a aprendizagem de conteúdos de saúde e alimentação.[Nova Pesquisa]
|