ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
BISCEGLI, Terezinha Soares et al. Avaliação do estado nutricional e do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças frequentadoras de creche. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA. São Paulo, v. 25, n. 4, p.337-342, dez. 2007.
   
   


Outro(s) Autor(es):
POLIS, Larissa Bueno; SANTOS, Livia Marcela dos; VICENTIN, Mariana

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Criança; Estado nutricional; Desenvolvimento infantil

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Objetivo: Avaliar o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotr em crianças freq¨entadoras de uma creche. Métodos: Estudo transversal de 113 crianças com seis a 70 meses de idade, que freq¨entavam a creche Irmã Sheila em Catanduva, São Paulo. A avaliação nutricional foi feita por antropometria e analisada pela classificação de Waterlow e a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotr pelo Teste de Denver II, em todas as crianças incluídas no estudo. Dados adicionais foram obtidos por meio de um questionário respondido pelos pais em 70% dos casos. Resultados: Entre as crianças estudadas, observou-se 12% de desnutrição aguda, 1% de desnutrição pregressa e 16% de obesidade. O Teste de Denver II detectou 37% de suspeitos de atraso no desenvolvimento, sendo a linguagem a área mais acometida. A faixa etária masi comprometida foi a de 25 a 60 meses. O questionário mostrou que 87% das crianças receberam alietamento materno (57% até o sexto mês), 96% das mães trabalhavam fora de casa, 54% delas possuíam ensino médio completo e 73% das famílias tinham renda máxima de dois salários-mínimos. Conclusões: A alta prevalência de distúrbios nutricionais e possíveis atrasos no desenvolvimento observados em crianças da creche Irmã Sheila mostraram a necessidade de introduzir dietas balanceadas, incentivando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, além de alertar para a questão da interferência negativa dos fatores socioeconômicos e culturais no crescimento e desenvolvimento infantil.

[Nova Pesquisa]