ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


000012

Referência:
SPINELLI, Mônica Glória Neumann et.al. Consumo alimentar de crianças de 6 a 18 meses em creches. REVISTA DE NUTRIÇÃO. Campinas, v. 16, n. 4, p.409-414, out./dez. 2003.
   
   


Outro(s) Autor(es):
GOULART, Rita Maria Monteiro; SANTOS, Arali Luiza Primo; GUMIERO, Ludimila Di Carla; FARHUD, Claudia Carvalheira; FREITAS, Erica Barbosa; DANTAS, Ludmila Ferreira

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Consumo alimentar; Criança; Creche; Micronutrientes

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
[Objetivo] Verificar o consumo alimentar de crianças entre 6 e 18 meses e avaliar a adequação de nutrientes. [Métodos] O estudo foi realizado com 106 crianças em creches do Município de São Paulo. Para verificar o consumo alimentar utilizou-se o método de pesagem direta, durante cinco dias. Para análise dos macro e micronutrientes utilizaram-se as referências Organizacíon Mundial de la Salud 1985 e Dietary Reference Intakes 1997, e para fibras adotou-se a recomendaçaõ da Americana Academy of Pediatrics 1993. [Resultados] O estudo revelou oferta insuficiente de energia, ferro, cálcio, vitamina A e fibras. A proteína e a vitamina C excederam as recomendações. [Conclusão] Nos moldes do programa atual, é necessário que a criança receba, no domicílio, uma refeição láctea e outra salgada para complementar principalmente cálcio, energia, ferro e fibras.

[Nova Pesquisa]