Projeto de intervenção educativa para o uso correto de medicamento pelos idosos da unidade básica de saúde Dr. André Carlos Ferreira Javier, Piraúba, Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
CHERNI, Rafael Cavalcante . Projeto de intervenção educativa para o uso correto de medicamento pelos idosos da unidade básica de saúde Dr. André Carlos Ferreira Javier, Piraúba, Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Juiz de Fora, 2019. 34f.Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família, Atenção primária à saúde, Uso indevido de medicamentos sob prescrição, Idoso.
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
O envelhecimento tem sido uma realidade em diversos países, e no Brasil, a população idosa tem crescido e aumentado a sua expectativa de vida e com isso um aumento das doenças crônicas. O uso de medicamentos é frequente em qualquer faixa etária, todavia é aparente que os idosos utilizam um maior número de medicamentos, e na maioria das vezes fazem o uso indevido das medicações, o que pode ocasionar complicações a essas pessoas. O projeto tem como objetivo elaborar um plano de intervenção educativa para o uso correto de medicamento pelos idosos da unidade básica de saúde Dr André Carlos Ferreira Javier, Piraúba, Minas Gerais. O público-alvo será constituído pelos pacientes idosos em uso de medicamentos. O método utilizado é baseado no Planejamento Estratégico Situacional e através de revisão da literatura, utilizando os seguintes descritores: idoso, estratégia saúde da família, atenção primária; uso indevido de medicamento sob prescrição. Espera-se que a partir desse plano de intervenção a equipe consiga melhorar a compreensão dos idosos em relação ao uso das medicações
Informações Adicionais:
CEGCSF