Intervenção educativa com pacientes portadores de hipertensão arterial na estratégia de Saúde da Família Ermida 1, Divinopolis- Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
ALMEIDA, Yainery Castro . Intervenção educativa com pacientes portadores de hipertensão arterial na estratégia de Saúde da Família Ermida 1, Divinopolis- Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva . Bom Despacho, 2018. 35f. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
A Hipertensão arterial é uma doença crônica frequente em nível mundial e em nossa área de abrangência, causando grande impacto econômico para os sistemas de saúde e para a sociedade, devido ao não tratamento correto e às complicações ocasionadas pela hipertensão, como a doença cardiovascular, insuficiência renal crônica e acidentes cerebrovasculares. Tudo pode ser evitado ou minimizado com diagnóstico precoce, tratamento oportuno e adequado e educação para o autocuidado. Pelo exposto, este trabalho objetivou elaborar uma proposta de intervenção educativa para que pacientes com hipertensão arterial da Estratégia Saúde da Família Ermida 1, Divinópolis-Minas Gerais tenham melhor qualidade de vida. A elaboração desta proposta se baseou no diagnóstico situacional e no Planejamento Estratégico Situacional, além de pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados da SciELO, LILACS e MEDLINE, com os descritores: hipertensão, autocuidado e educação em saúde. Com esta intervenção espera-se reduzir os níveis pressóricos dos pacientes hipertensos, diminuir as possíveis complicações da doença, assim como diminuir o número de casos que podem aparecer, e melhorar a qualidade vida dos usuários da nossa área de abrangência
Informações Adicionais:
CEGCSF