NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Estratégia de intervenção educativa para elevar o nivel de conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica e prevenir as complicações dos usuários do Centro de Saúde Vale do Jatobá
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns da população mundial, que acomete homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. É um dos principais fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral, Micro Angiopatia Cerebral, Demência Vascular; Retinopatia Hipertensiva; Insuficiência Cardíaca, Doença Coronária, Hipertrofia Cardíaca, Aterosclerose, Aneurisma; Nefropatia Hipertensiva, Insuficiência renal. Seu tratamento e controle representam desafios para as autoridades governamentais e profissionais da saúde. No Centro de Saúde Vale do Jatobá, Minas Gerais, existe um grande número de pacientes hipertensos com níveis pressóricos não controlados atendidos na sala de observação. As estratégias de intervenção comunitária destinadas a instrumentalizar os hipertensos quanto a importância do cuidado e a efetividade das equipes no processo de trabalho têm mostrado irregularidade em sua aplicação e avaliação. Este estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção para reduzir os altos índices de hipertensos descompensados na sala de observação do Centro de Saúde Vale do Jatobá.O projeto seguiu os passos do Planejamento Estratégico Situacional (PSE), além de pesquisa em base de dados científicos para fundamentação teórica
Informações Adicionais:
CEGCSF