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Plano de intervenção para a prevenção e controle dos fatores de risco cardiovasculares na população de Carapina I, município Governador Valadares / MG
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
Este trabalho foi elaborado na Estratégia de Saúde da Familia de Carapina localizada na zona urbana do município Governador Valadares, Minas Gerais, a qual possui uma população cadastrada que vem sendo atendida nesse serviço de saúde, num quantitativo de 3.500 pesssoas e 1.013 famílias, dos quais 419 são hipertensos,Delinenou-se como objetivos da proposta desenvolver um plano de intervenção para a prevenção e controle dos fatores de risco cardiovasculares na população de Carapina I, município Governador Valadares. A metodologia para execução da proposta foi iniciada com o levantamento dos pacientes hipertensos, diabéticos e com algum tipo de Dislipidemias maiores de 40 anos; a seguir foi feito a revisão da literatura que sucedia a formulação do plano de ação, discussões com os pacientes nos grupos de Hiper-Dia e com a equipe de saúde. Além disso, para a elaboração da proposta de intervenção utilizamos as 10 etapas do processo, sendo: identificação dos problemas; Priorização dos problemas; Descrição do problema priorizado; Explicação do problema; Seleção dos "nós" críticos; Desenho das operações; Identificação dos Recursos; Análise da viabilidade do plano; Elaboração do plano operativo; Gestão do plano. O plano de ação é uma ferramenta educativa que visa facilitar a intervenção do problema identificado. Concorrente a implantação do plano, deverão ser corrigidas falhas que serão percebidas durante sua execução. Assim, conclui-se que este estudo pode contriuir na população que sofre de complicações cardiovaculares e hipertensos, maiores de 40 anos. Conclui-se que o autor foi beneficiado com este estudo, ao adquirir novos conhecimentos e isso possibilitará a implementação da proposta que visa melhorar o nivel de atendimento a clientela e dos trabalhadores da saúde, principalmente aos agentes comunitários de saúde
Informações Adicionais:
CEGCSF