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Adesão ao tratamento de hipertensão: proposta de intervenção na Estratégia Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida, Passos, Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família)
Resumo:
O trabalho apresenta um projeto de intervenção realizado na comunidade de Nossa Senhora Aparecida no município de Passosno ano de 2017.Foi selecionado o problema da hipertensão arterial por informações estatísticas e em reunião com a equipe de saúde, quando foi observada que a população adstrita não adere ao uso de tratamento regular, assim como a forma de prevenir a hipertensão, possuindo escasso conhecimento a respeito do tema e, por vezes, resiste às orientações fornecidas.Oprincipal objetivo deste trabalho é elaborar uma estratégia de intervenção educativa com vista a aumentar a adesão ao tratamento de hipertensão no ESF "Nossa Senhora Aparecida", do Município Passos/Minas Gerais, desenvolvendo se ações informativas sobre as principais formas de promoção e de prevenção desta doença com jovens, adultos,comunidade, pais e educadores, visando à conscientização da comunidade a respeito da sua saúde e controle da hipertensão arterial. Para alcançar o fim proposto decidiu-se fazer um estudo de estimativa rápida, revisão de literatura e principalmente a proposta de intervenção,levandoinformações à população acerca dos principais riscos de início da hipertensão; promover orientação referente às medidas de prevenção da doença; e envolver aos profissionais da saúde e os trabalhadores de educação no acompanhamento destas doenças. Desenvolveu-se uma estratégia de promoção que envolve o setor saúde e educação, com a participação ativa de crianças e familiares. As atividades executadas foram várias: em forma de palestras, vídeos, rodas da conversa, dinâmicas de grupos, dramatizados, jogos, e outras. Com elas buscamos informar toda a população na prevenção da hipertensão arterial, pois os participantes das atividades viraram promotores ativos nos seus lugares de moradia, nas ruas, nas outras escolas, e até em lugares públicos onde relatam e transmitem os conhecimentos adquiridos com o projeto
Informações Adicionais:
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