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Acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem na estratégia de Saúde da Família Pontal, zona rural de Ponte Nova
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
A Equipe de Saúde da Família Pontal, em Ponte Nova - Minas Gerais é responsável por 1500 pessoas cadastradas. A equipe vem prestando atendimento para crianças em idade escolar e procura os serviços da equipe apresentando queixas relacionadas à dificuldade de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção voltada para o acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem na ESF Pontal localizada no município de Ponte Nova -Minas Gerais. Para fundamentar o plano realizou-se pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde, na SciELO, e Biblioteca Virtual da Universidade Federal de Minas Gerais, com os descritores: Estratégia Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Saúde da Criança. Aprendizagem. O plano de ação foi proposto após a realização da análise situacional e pelo levantamento dos principais problemas de saúde existentes na área de abrangência. Foram então, planejadas ações em saúde, utilizando o método de Planejamento Estratégico Situacional e com as informações coletadas nos registros da equipe, consulta médica e durante as visitas domiciliares. O método da Estimativa Rápida Participativa proporcionou conhecer as condições de vida da população do território da equipe Pontal, suas características e ambiente onde vive a população e a maneira como se distribui na área de abrangência. Os nós críticos identificados foram: dificuldade e atraso no diagnóstico, no acompanhamento e intervenção nas crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem; ausência de estruturas escolares preparadas para lidar com crianças com necessidades de aprendizagem diversas às das demais crianças; contexto socioeconômico em que essas crianças se encontram inseridas: escolas com turmas compartilhadas, em zona rural, com famílias com nível cultural reduzido e renda familiar limitada. O sucesso desta intervenção necessita da participação de toda a equipe e do aumento de orientações sobre o problema, hábitos da criança e assistência médica conjunta que irão contribuir com a melhoria do serviço prestado, visando a melhoria da qualidade de vida das crianças com dificuldade de aprendizagem
Informações Adicionais:
CEESF - UFTM