NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde
Tipo:
Módulo de Curso
Referência:
SILVA, Kênia Lara [et al.]. Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2017. 95p.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
Curso de Extensão, com 45 horas de carga horária. Oferecido pela UFMG em parceria com o Ministério da Saúde/Universidade Aberta do SUS/Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância.
Resumo:
O curso aborda a organização da atenção domiciliar no âmbito da rede básica de saúde tendo como propósito sua organização e articulação com as Redes de Atenção de Saúde do SUS. Seu objetivo é de qualificar a atuação de profissionais de saúde da atenção básica para a realização de procedimentos e cuidados à pessoa em domicílio. Na Introdução estão apresentados o conceito de atenção domiciliar e de suas modalidades (AD1, AD2 e AD3), diretrizes e aspectos gerais da sua implantação na RBS. Contém 5 unidades educacionais.
Conteúdo:
UNIDADE 1 - Atenção domiciliar: território, redes de atenção e necessidades de saúde. Contextualiza a atenção domiciliar na dinâmica do trabalho da Rede Básica de Saúde (RBS). O propósito é contribuir para a organização e implantação da atenção domiciliar como ação programática articulada aos serviços das RAS do território, município, regiões de saúde. Inclui território, regiões de saúde e redes de atenção de saúde como referências para as atividades desenvolvidas na RBS.UNIDADE 2 - Gestão e organização da atenção domiciliar na Rede Básica de Saúde. Aborda a gestão e a organização da AD1, com destaque para as diretrizes da Atenção Domiciliar e da Atenção Básica como políticas de estado, os requisitos e processos para implantação da Atenção Domiciliar na rede básica de saúde (AD1), sua organização e programação. Objetiva apresentar aos profissionais de saúde e gestores elementos estruturantes para a organização e a gestão da atenção domiciliar na RBS.UNIDADE 3 - Atenção domiciliar na Rede Básica de Saúde: avaliação e monitoramento.Aborda avaliação e o monitoramento da atenção domiciliar na Rede Básica de Saúde (AD1) como ações que qualificam e ampliam o acesso aos serviços das RAS/SUS. Contempla: atividades e conteúdos centrados nos conceitos básicos de avaliação e monitoramento, na visita domiciliar-seus objetivos, avaliação, acompanhamento e implicações para a AD1-, nos indicadores para a avaliação da qualidade da atenção domiciliar na Rede Básica de Saúde (RBS). UNIDADE 4 - Atenção domiciliar na Rede Básica de Saúde: classificação, níveis de complexidade e riscos. Objetiva o estudo da classificação e níveis de complexidade e riscos, como fundamentos críticos para a definição da AD1, destacando o modelo de atenção às condições crônicas, eixo que centraliza as demandas e necessidades do SUS. Aborda as diretrizes do Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) onde a AD1 é referencia para a organização e efetividade da atenção domiciliar no âmbito da RAS.UNIDADE 5 - Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde: plano de cuidado. Contempla o plano de cuidado e destaca os seguintes temas: ações de natureza complementar e compartilhada o que implica compreender a AD1 como uma ação cuja natureza coletiva, interdisciplinar, multiprofissional do trabalho em saúde é essencial, inclusive na parceria estruturante dosdi ferentes cuidadores (profissionais) e não profissionais (familiares e outros); ações específicas de profissionais/trabalhadores nucleares das equipes de saúde das UBS, distinguindo a atuação: da equipe de enfermagem com destaque para ações do enfermeiro; do médico; do Agente Comunitário de Saúde (ACS).
Público Alvo:
Profissionais de saúde (nível superior e médio) e gestores que atuam na rede de atenção à saúde SUS.