NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Intervenção educativa em pacientes com diabetes mellitus na Estratégia Saúde da Família Diomício Souza Silva, Fronteira dos Vales- MG
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
Como um protótipo dos municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucurí, o município Fronteira dos Vales/MG é assolado pela depauperação sociocultural. Falência esta contribuinte para parte das dificuldades de enfrentamento das doenças crônicas. O presente estudo tem como objetivo elaborar um plano de intervenção para os diabéticos adscritos na Estratégia de Saúde da Família Vida e Paz do município citado, pautado na educação em Diabetes Mellitus, apoiando-se na prevenção, no estímulo ao autocuidado, na promoção de mudanças do estilo de vida e na participação do usuário em seu próprio tratamento. Primeiro realizou-se uma revisão na literatura dos artigos científicos publicados no período de 2008 a 2015 no banco de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Saúde Pública (LILACs), Scientific Eletronic Library on Line (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Para elaborar o plano de intervenção utilizou-se o método de planejamento estratégico situacional. Verificou-se na literatura que a educação do paciente diabético sobre sua própria patologia, a seriedade das complicações, os mecanismos de prevenção, além das técnicas de autocuidado participativo enfatizam-se como preciosos elementos para o eficaz tratamento da doença. Não obstante, os resultados obtidos através da implantação de programas efetivos de educação em diabetes com estímulo ao autocuidado e a modificações comportamentais, são notadamente positivas, sobrepondo os custos relacionados a sua implementação. Esse projeto almeja proporcionar a tais pacientes um controle mais eficaz de sua doença bem como uma melhora global da qualidade de vida dos mesmos
Informações Adicionais:
CEESF - UNIFAL