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Intervenção educativa para orientação sobre os principais fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Resumo:
Foi realizado um projeto de intervenção educativa com o objetivo de aumentar os conhecimentos sobre os principais fatores de risco para a hipertensão arterial dos usuários cadastrados na USF Esperança do município Brazópolis, no estado de Minas Gerais, no período de dezembro de 2014 a julho 2015. O universo estudado foi todos os usuários cadastrados maiores de 15 anos na USF referida e a amostragem foi aleatória. Inicialmente, foram analisados alguns parâmetros que definem os conhecimentos da hipertensão arterial através de um questionário de rastreamento, elaborado pelo próprio autor, que se aplicará antes da intervenção para identificar o conhecimento que se tem da doença e depois das intervenções educativas para avaliar e comprovar se houve aumento dos conhecimentos sobre os fatores de risco na hipertensão arterial e a influência desta em seu comportamento. Foram analisados fatores não modificáveis (idade, sexo, raça, história familiar) e fatores modificáveis (escolaridade, sedentarismo, hábitos tóxicos, obesidade, dislipidemias). Esperava-se que 100% dos participantes elevem o nível de conhecimento para permitir a identificação precoce dos sintomas desta doença, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, evidenciado pela redução dos níveis pressóricos e de suas complicações. Estes resultados foram expressos em gráficos e tabelas para os profissionais da Unidade de Saúde, demostrando a eficácia da intervenção educativa para aumentar o nível de conhecimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes
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