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Proposta de grupo operativo para aumento da adesão ao tratamento ao diabetes mellitus segundo a realidade de Serra Azul de Minas
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
A dificuldade de adesão ao tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 pode ocorrer por diversas razões variando segundo gênero, cultura ou crenças e caberá aos profissionais de saúde investigá-las de acordo com a realidade na qual estão inseridos. O conhecimento dessas razões se constitui em ferramenta para a realização de um cuidado individualizado e capaz de mudar a realidade das dificuldades de adesão aos medicamentos hipoglicemiantes/insulina por parte dos usuários bem como às adequações no estilo de vida com vistas à redução dos níveis glicêmicos. Presente trabalho objetivou propor um plano de intervenção voltado para abordagem de usuários com Diabetes Mellitus tipo 2 com indicação para tratamento insulínico, com vistas a alcançar melhora da adesão ao tratamento, promoção da saúde e prevenção de agravos relacionados a esta morbidade. Para o desenvolvimento do plano de intervenção foi utilizado o Método do Planejamento Estratégico Situacional (PES) e uma revisão de literatura. A revisão de literatura e a realização seq¨encial dos 10 passos propostos pela metodologia do PES permitiram a construção de um aplano de intervenções prevendo ações educativas, incluindo reuniões de grupos operativos, voltada para a população do município de Serra Azul de Minas. Como considerações finais têm-se que o controle deste problema não acontece de forma rápida e depende da cultura e da experiência dos envolvidos. No entanto, deve haver um esforço por parte dos profissionais de saúde, uma vez que há possibilidade de mudanças voltadas para a melhora da adesão ao tratamento insulínico para o Diabetes Mellitus tipo 2 entre a população envolvida.
Público Alvo:
Médicos de Família e ComunidadeMédicos ClínicosEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEESF - UNIFAL