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Fragmentação de conhecimento dos pacientes diabéticos acerca de sua doença na área de abrangência da Equipe da Família Heliodora Feliz do município de Heliodora - Minas Gerais
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família)
Resumo:
O cuidado integral ao paciente com diabetes e sua família vêm sendo um desafio para a equipe de saúde. Para tanto, como em qualquer doença crônica, deve considerar a prestação de um plano de cuidados que envolva pacientes, família e profissionais de saúde, de modo que através da soma de esforços promova a educação em saúde desse trinômio e uma maior autonomia ao paciente no seu autocuidado. A educação em saúde é parte imprescindível ao tratamento do paciente diabético, uma vez que o conhecimento acerca da doença é a base para o desenvolvimento de ações para o autocuidado. Sendo assim, este trabalho apresenta uma proposta de educação em diabetes através de um projeto de intervenção que tem por objetivo transformar a fragmentação do conhecimento dos pacientes diabéticos sobre sua realidade biológica e psicossocial em conhecimento real para autonomia de vida. Este projeto de intervenção se justifica pelo impacto negativo que a fragmentação do conhecimento acerca da Diabetes Mellitus causa sobre a própria condição e sobre a vida do indivíduo.
Público Alvo:
Médicos de Família e ComunidadeMédicos ClínicosEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEESF - UFMG