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Planejamento participativo: processo de interação ente ensino , serviço e comunidade da Estratégia Saúde da Família
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
O Planejamento Participativo é capaz de contribuir para a identificação das necessidades de saúde de grupos distintos a partir da própria população. Este trabalho tem por objetivo propor um plano de ação para intervenção do problema selecionado, segundo os critérios do método participativo, dentre os problemas de saúde destacados pelos moradores vinculados à equipe de Saúde da Família Alterosa, situada no município de Montes Claros, norte de Minas Gerais. A Estimativa Rápida Participativa (ERP) e o Método Altadir de Planificação Popular (MAPP) foram os métodos norteadores das atividades. Dentre os problemas destacados, a realização de caminhada orientada foi selecionada por prioridade. Foi criado o grupo de caminhada e as atividades ocorrem três vezes por semana. Ocorre a aferição de pressão arterial e alongamento antes do início da atividade física. A caminhada tem duração aproximada de uma hora. O grupo de caminhada foi uniformizado e isso permitiu a criação da identidade do grupo. Além disso, alguns membros da caminhada solicitaram uma noite dançante, que aconteceu em dois momentos. O Planejamento Participativo introduziu o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida, incluindo uma maior participação no controle desse processo, bem como a interação entre ensino-serviço-comunidade, desenvolvendo atividades no âmbito coletivo e individual, abrangendo ações de promoção e prevenção da saúde.
Público Alvo:
Médicos de Família e ComunidadeMédicos ClínicosEnfermeiros e afins
Informações Adicionais:
CEABSF - UFMG