Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS
Tipo:
Livro
Referência:
GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de [ et.al.]. Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco . Recife: Ed.Universitária da UFPE, 2014. 345p.
Outro(s) Autor(es):
SIEBRA, Sandra de Albuquerque; BORBA, Vildeane da Rocha; JÚNIOR, Júlio Venâncio de Menezes; OLIVEIRA, Carlos Alberto Pereira; NASCIMENTO, Edinalva Neves; OLIVEIRA, Vinícius de Araújo.
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Resumo:
Trata-se de relato da trajetória da criação, da institucionalização e da consolidação do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Usando a metáfora de um quebra-cabeça teleológico, os autores apresentam o momento inicial de pactuação entre cada instituição originária e o Ministério da Saúde, com o alinhamento a padrões que estavam sendo construídos no dia a dia: o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), que tem as seguintes características: federativo, acesso aberto, garantia de qualidade e baseado em padrões; a Plataforma Arouca, que possibilita o encontro das trajetórias profissionais em desenvolvimento permanente dos trabalhadores do SUS, com os gestores locais, regionais, estaduais e nacionais e com as instituições ofertantes de atividades educacionais do Sistema UNA-SUS. No cenário final, apontam que o quebra-cabeça tem assumido a forma de um mapa dinâmico com seus desdobramentos organizacionais com a Federação UNA-SUS e com suas perspectivas futuras como confianças.
Público Alvo:
Profissionais da saúde ligados a estratégia da Saúde da Família