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Plano de intervenção: proposta de organização do processo de trabalho no atendimento à demanda espontânea do Centro de Saúde Goiânia
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)
Resumo:
A Atenção Primária à Saúde (APS) encontra-se no centro da rede de atenção à saúde, exercendo a função de coordenação dos fluxos e contrafluxos entre os diferentes pontos de atenção. Com base nesse modelo de organização da atenção à saúde, o município vem trabalhando com os profissionais da rede, através das Oficinas de Qualificação da APS, conceitos, organização e processo de trabalho, com o intuito de qualificar os serviços prestados pela APS. A partir do diagnóstico situacional foi possível conhecer os aspectos territoriais, demográficos, socioeconômicos, epidemiológicos e assistenciais da população assistida pela equipe de Saúde da Família onde atuo. Vários problemas de saúde foram identificados, sendo priorizado para a realização deste trabalho a organização do processo de trabalho para atendimento da demanda espontânea. Observou-se, no cotidiano da equipe de saúde, uma dificuldade organizacional para o atendimento da demanda espontânea conforme as diretrizes da Secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Para tanto o objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto de intervenção para melhoria da organização do processo de atendimento da demanda espontânea. Propõe-se um plano de intervenção utilizando como referência a matriz de gerenciamento de processo de trabalho para atendimento da demanda espontânea, proposta pela 4ª Oficina de Qualificação da APS, e o "fluxograma analisador do modelo de atenção de um serviço de saúde". O plano de intervenção apresenta planos de ações para criação de uma comissão de referência em demanda espontânea, revisão do processo de trabalho vigente, sensibilização dos profissionais, criação de instrumentos padronizados de registros e realização de estudo do perfil da demanda espontânea. Esses contemplam a necessidade organizacional inicial do serviço para o atendimento da demanda espontânea, ao mesmo tempo em que dará embasamento para novas propostas de intervenção, a partir dos seus processos de avaliação. Espera-se que a execução dos planos de ação venha de fato contribuir na organização da demanda espontânea da unidade.