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Grupos operativos de aprendizagem nos serviços de saúde: sistematização de fundamentos e metodologias
Tipo:
Artigo
Referência:
SOARES, Sônia Maria; FERRAZ, Aidê Ferreira . Grupos operativos de aprendizagem nos serviços de saúde: sistematização de fundamentos e metodologias. : ESCOLA ANNA NERY: REVISTA DE ENFERMAGEM, v. 11, n. 1, 14p., 2007.
Descritor(es):
Resumo:
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso, que teve como objetivo analisar a aplicação da teoria e da metodologia dos grupos operativos, proposta por Pichon-Riviere em grupos de portadores de doenças crônicodegenerativas. Foi desenvolvida em um hospital universitário da cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, por meio de entrevistas e observação direta de um grupo de sete adultos com diabetes tipo 1, com idade entre 18 e 45 anos, durante os encontros no grupo operativo. A análise dos dados fundamentou-se no referencial dos indicadores do processo grupal, propostos por Pichon-Riviere (1998): afiliação e pertença, cooperação, comunicação, aprendizagem e pertinência. A aplicação da teoria e da metodologia proposta por Pichon-Riviere permitiu ao coordenador do grupo operativo e às pesquisadoras ampliar o olhar em relação à dinâmica grupal, o que contribuiu para que os conteúdos subjetivos, implícitos nas interações dos participantes fossem trabalhados, mas não verbali zados. Além disso, os indicadores do processo grupal permitiram reavaliar e adaptar o desenvolvimento do grupo operativo, norteando as ações desenvolvidas a cada encontro. Fundamentadas nos achados deste estudo, as autoras acreditam que esta pode ser uma estratégia eficaz para os profissionais de saúde, na construção de modelos que envolvam trabalhos com grupos.