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Resgatando vivências e refletindo sobre o papel do tutor a distância no Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família
Tipo:
Trabalho de Conclusão de Curso
Referência:
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Termo(s) Livre(s):
Informações Pedagógicas:
(Curso de Aperfeiçoamento em Tutoria de Educação a Distância em Saúde - CATEADS)
Resumo:
O Programa de Saúde da Família (PSF) é a estratégia de reorganização da atenção básica no Brasil, funcionando como a porta de entrada do cidadão no Sistema de Saúde pública (SUS). Por isso necessita de profissionais capacitados para atenderem, de forma resolutiva, humanizada e qualificada, os complexos problemas e as demandas de saúde de seus usuários. O governo brasileiro tem feito investimento e expansão das equipes de PSF em todo país e com isso há uma necessidade crescente de formação, tanto na graduação quanto na pós- graduação, de profissionais para atenderem esse novo modelo de estruturação da saúde pública. Para isso, o Ministério da Saúde apoia a criação de estratégias de formação em larga escala para os profissionais do PSF. Dentre elas, está o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) oferecido na modalidade à distância pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON), órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para aperfeiçoar a formação dos tutores do CEABSF, foi criado o Curso de Aperfeiçoamento em Tutoria de Educação a Distância em Saúde (CATEADS), dirigido a todos os tutores que fazem ou já fizeram parte do Curso. Como exigência para obtenção do certificado, foi solicitada a elaboração de um memorial para registro da experiência vivida. Este memorial é produto da minha experiência como tutora a distância e tem como objetivo refletir sobre as vivências ocorridas ao longo da trajetória neste curso dentro de um processo de ensino- aprendizagem.
Informações Adicionais:
CATEADS