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A Universidade e as políticas de educação permanente para a estratégia saúde da família: um estudo de caso
Tipo:
Tese
Referência:
AGUIAR, Raphael Augusto Teixeira de . A Universidade e as políticas de educação permanente para a estratégia saúde da família: um estudo de caso. Belo Horizonte, 2010. 216f. Tese (doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação .
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Resumo:
Este trabalho consiste em um estudo de caso descritivo, de caráter exploratório, sobre as sete iniciativas de Educação Permanente em Saúde da Família, na modalidade de pós-graduação lato sensu, ofertadas pela Universidade Federal de Minas Gerais entre os anos de 1999 e 2010 em resposta a políticas nacionais de qualificação da força de trabalho em Saúde da Família. Procurou-se descrever o seu histórico e características gerais de concepção, desenvolvimento e execução. Observa-se a existência de sete iniciativas ao longo do período descrito, havendo quatro diferentes instâncias universitárias responsáveis por elas. O Ministério da Saúde é o principal indutor direto e indireto das iniciativas estudadas, havendo financiado 97,77 das vagas ofertadas no período analisado. Vários mecanismos de repasse foram utilizados, e problemas ou atrasos no repasse foram observados de forma recorrente. A tramitação dos projetos nas instâncias competentes da universidade é palco de tensões entre instituições demandantes, como o Ministério da Saúde e secretarias municipais de saúde, coordenação dos cursos e a universidade, uma vez que os primeiros costumam solicitar ofertas em prazo menor do que os necessários à tramitação institucional. A integração com os serviços ocorre de forma pontual, notadamente através da contratação de profissionais do serviço como docentes, preceptores ou tutores. Não há integração sustentada entre os cursos de graduação e as iniciativas estudadas. A interação entre as iniciativas é baixo, ocorrendo sobretudo através da concomitância de docentes em duas ou mais delas. Não há uma política universitária que favoreça o intercâmbio e o compartilhamento de experiências operacionais ou conhecimentos técnicos. Todas as iniciativas estudadas declaram utilizar a problematização como metodologia estruturante das atividades, embora nenhuma tenha mencionado um referencial teórico específico sobre ela. Ações avaliativas foram também observadas em todas as iniciativas, visando a mudanças pontuais ou prestação de contas, ocorrendo de forma não sistematizada, sem um referencial teórico. Não houve avaliações de resultado, ou relativas à própria política de especialização maciça em Saúde da Família.