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Grupos operativos de aprendizagem nos serviços de saúde: sistematização de fundamentos e metodologias
Tipo:
Artigo
Referência:
SOARES, Sonia Maria; FERRAZ, Aide Ferreira . Grupos operativos de aprendizagem nos serviços de saúde: sistematização de fundamentos e metodologias. ESCOLA ANNA NERY: REVISTA DE ENFERMAGEM. , v. 11, n. 1, 2007.
Descritor(es):
Resumo:
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso, que teve como objetivo analisar a aplicacao da teoria e da metodologia dos grupos operativos, proposta por Pichon-Riviere em grupos de portadores de doencas cronicodegenerativas. Foi desenvolvida em um hospital universitario da cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, por meio de entrevistas e observacao direta de um grupo de sete adultos com diabetes tipo 1, com idade entre 18 e 45 anos, durante os encontros no gurpo operativo. A analise dos dados fundamentou-se no referencial dos indicadores do processo gurpal, propostos por Pichon-Riviere (1998): afiliacao e pertenca, cooperacao, comunicacao, aprendizagem e pertinencia. A aplicacao da teoria e da metodologia proposta por Pichon-Revieri permitiu ao coordenador do grupo operativo e as pesquisadoras ampliar o olhar em relacao a dinamica grupal, o que contribuiu para que os conteudos subjetivos, implicitos nas interacoes dos participantes fossem trabalhados, mas nao verbalizados. Alem disso, os indicadores do processo grupal permitiram reavaliar e adaptar o desenvolvimento do grupo operativo, norteando as acoes desenvolvidas a cada encontro. Fundamentadas nos achados deste estudo, as autoras acreditam que esta pode ser uma estrategia eficaz para os profissionais de saude, na construcao de modelos que envolvam trabalhos com grupos.