NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Estudo comparativo de dois critérios utilizados no Programa Saúde da Família na priorizaçaõ do tratamento da cárie entre crianças de 5 a 12 anos
Tipo:
Artigo
Referência:
TERRERI, Andre Luiz Marcal; SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes . Estudo comparativo de dois critérios utilizados no Programa Saúde da Família na priorizaçaõ do tratamento da cárie entre crianças de 5 a 12 anos. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 24, n. 7, p.1581-1587, jul. 2008.
Descritor(es):
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi avaliar dois criterios utilizados no Programa Saude da Familia para determinacao da prioridade do atendimento odontologico curativo da carie. O estudo foi feito no Municipio de Ipigua, Sao Paulo, Brasil, entre 538 criancas de 5 a 12 anos de idade. Realizou-se o exame bucal e preenchimento de dois criterios de classificacao para as mesmas criancas a fim de avaliar as prioridades no atendimento odontologico curativo resultantes de cada um dos criterios. Com base na atividade da doenca carie, verificou-se que 236 criancas (75,4%) foram consideradas como primeira prioridade no atendimento odontologico, enquanto o criterio baseado na quantidade e tamanho da cavidade de carie inclui 73 criancas (23,4%). Conforme os criterios, 186 criancas (59,4%) nao estiveram presentes na mesma prioridade de tratamento curativo para a carie. Para determinar a prioridade do atendimento odontologico da carie e necessario considerar alem da atividade da doenca e da quantidade de cavidades, a necessidade de tratamento e o tipo de dente envolvido (deciduo ou permanente). Criterios nao normativos tambem poderiam ser usados de forma complementar para um planejamento mais racional.