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Diagnóstico do estado nutricional de escolares: comparação entre critério nacional e internacional
Tipo:
Artigo
Referência:
SILVA, Henyse G. Valente da t. al. Diagnóstico do estado nutricional de escolares: comparação entre critério nacional e internacional. JORNAL DE PEDIATRIA. Rio de Janeiro, v. 84, n. 6, p.550-555, 2008.
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Resumo:
O objetivo deste artigo é comparar criterio nacional e internacional para avaliacao do estado nutricional de escolares. Metodos: Estudo transversal incluindo 160 criancas, 91 meninos e 69 meninas, de 7 a 9 anos completos, alunos de escola publica da cidade do Rio de Janeiro. Utilizou-se o indice de massa corporal (IMC) por genero e idade para diagnosticar baixo peso, peso adequado e excesso de peso, empregando-se criterios propostos por Cole et al., Conde & Monteiro e pela Organizacao Mundial da Saude (OMS). Foram aplicados teste t de Student, qui-quadrado, concordancia de Kendall, qui-quadrado de tendencia e graficos demonstrando a evolucao do IMC, segundo diagnostico nutricional obtido com cada criterio. Resultados: As medias de IMC não diferiram entre sexos (t= 0,284ep=0,7789). Segundo critérios propostos por autores, não houve baixo peso, enquanto que para os critérios da OMS, ocorreu um caso de baixo peso entre meninos. O teste de Kendall nao demonstrou diferenca significativa entre os tres criterios (coeficiente de concordancia: meninos = W0,0004, meninas = 0,0008 e p = 1,00). As discordancias na avaliacao predominaramente meninos, atingindo (15,13 percentual), sendo (13,04 Percentual) para meninas. Observou-se significativa tendencia crescente de diferenciacao dos criterios com a idade dos meninos (qui-quadrado de tendencias = 6,552 e p = 0,0105), evidenciada no grafico e independente do estado nutricional. Conclusoes: Os criterios utilizados convergem para o mesmo resultado, nao havendo discrepancias ou vantagens entre eles. Entretanto, para meninos, houve significativa tendencia de diferenciacao nos diagnosticos e evolucao do IMC por idade, alertando para cuidado na opcao dos diferentes criterios.