NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I - A satisfação do usuário
Tipo:
Artigo
Referência:
KLOETZEL, Kurt et al. Controle de qualidade em atenção primária à saúde. I - A satisfação do usuário. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p.623-628, jul./set. 1998.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Resumo:
Neste trabalho, o primeiro de uma série visando desenvolver uma metodologia para a avaliação da qualidade dos serviços ambulatoriais, uma amostra de 270 frequentadores de uma unidade de saúde de Pelotas (RS), submetida a quatro versões de um mesmo questionário, foi solicitada a expressar sua satisfação com respeito a diferentes aspectos do atendimento. A comparação dos resultados demonstrou excelente concordância, embora a sensibilidade dos métodos variasse. Conclui-se que a satisfação expressa pelo usuário é um parâmetro facilmente mensurável, podendo tornar-se um instrumento útil na orientação das medidas corretivas.