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Autocuidado dentário em alunos com e sem dificuldade de aprendizagem
Tipo:
Artigo
Referência:
LOZER, Andrea Carlesso; ENUMO, Sonia Regina Fiorim . Autocuidado dentário em alunos com e sem dificuldade de aprendizagem. ESTUDOS DE PSICOLOGIA. Campinas, v. 24, n. 4, p.421-429, out./dez. 2007.
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Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar possiveis relacoes entre dificuldades de aprendizgem e autocuidado dentario. Sessenta alunos da 3ª e 4ª series do ensino fundamental publico foram divididos em grupos - com (grupo 1) e sem dificuldade de aprendizagem (grupo 2) - de acordo com o teste de desempenho escolar. Foi realizada, individualmente, a verificacao de biofilme dental, antes e apos a escoavacao dos dentes, e uma entrevista sobre autocuidado dentario. Os dados foram submetidos a tratamento estatistico, a analise de conteudo dos relatos verbais e analise funcional do comportamento de escovacao dentaria. Verificou-se diferenca significativa para o tempo de escovacao - menor no grupo 1, que tambem relatou menos auto-regras para controle da escovacao, informacoes menos precisas sobre carie e mais punicao pelos pais frente a esquiva ou recusa da escovacao. Estudos interdisciplinares em psicologia e odontologia sao desejaveis para a proposicao de programas de intervencao em saude bucal mais eficazes.