NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
A história da família de Rubi e seu filho Leão: trabalhando com famílias de usuários com transtorno mental grave através do modelo Calgary de avaliação e de intervenção na família
Tipo:
Artigo
Referência:
FILIZOLA, Carmen L. Alves; RIBEIRO, Marcia da Conceicao; PAVARINI, Sofia C. Iost . A história da família de Rubi e seu filho Leão: trabalhando com famílias de usuários com transtorno mental grave através do modelo Calgary de avaliação e de intervenção na família. TEXTO E CONTEXTO ENFERMAGEM. Florianópolis, v. 12, n. 2, p.182-190, abr./jun. 2003.
Descritor(es):
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a historia de uma familia de usuario com transtorno mental grave inscrito no Centro de Atencao Psicossocial (CAPS) de Sao Carlos (SP). Para conhecer a historia da familia utilizamos o Modelo Calgary de Avaliacao (MCAF) e de Intervencao na familia. Para o coleta de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada que foi realizada atraves de visita domiciliar, gravada e transcrita posteriormente. Os dados coletados foram apresentados e discutidos com a equipe do servico. Ao final verificamos que o Modelo Calgary foi um referencial valioso para a avaliacao e intervencao junto a familia. A visita domiciliar tambem se constituiu em uma estrategia fundamental para a aproximaçao da equipe com o contexto de vida da familia.