NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Avaliação da redução do índice de placa visível e do índice de sangramento gengival em uma prática de promoção de saúde bucal com crianças
Tipo:
Artigo
Referência:
SILVEIRA, Joao Luiz Gurgel Calvet da; OLIVEIRA, Valeria de; PADILHA, Wilton Wilney Nascimento . Avaliação da redução do índice de placa visível e do índice de sangramento gengival em uma prática de promoção de saúde bucal com crianças. PESQUISA ODONTOLOGICA BRASILEIRA. Sao Paulo, v. 16, n. 2, p.167-174, 2002.
Descritor(es):
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a reducao de indice de placa visivel (IPV) e indice de sangramento gengival (ISG) em criancas atendidas em uma unidade do SUS do RJ. Foi utilizado o metodo de procedimento comparativo e estatistico (teste t atraves do programa GMC) para verificar a variacao entre as medias do PIV e do ISG iniciais (registrados no inicio do ciclo de atendimento) e finais (registrados logo apos as criacnas terem participado de atividades promocionais de saude com escovacao supervisionada semanal, orientacao de dieta individual e atividade educativa coletiva com a presenca do responsavel, bem como adequacao do meio bucal e atendimetno cirurgico restaurador, num periodo medio de 6 meses). Populacao: dados referentes a um grupo de 42 criancas com uma media de idade de 9 anos com 4 dentes afetados pela doenca carie, em media. Utilizou-se a tecnica de documentacao indireta atraves de pesquisa documental. Resultados: IPV-inicial = 29% contra IPV-final = 11% e ISG-inicial = 13% contra ISG-final = 5%. As variacoes encontradas foram estatisticamente significacantes ao nivel de 1% pelo teste estatistico aplicado. O programa de promocao de saude analiaso mostrou-se eficaz em relacao ao controle de placa, reduzindo o IPV a um nivel mais aceitavel. Embora o ISG tenha sofrido uma reducao consideravel, a presenca de sangramento gengival no final do ciclo de atendimento requer uma melhor abordagem da motivacao do paciente em realizar a higiene bucal rotineiramente.