NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
A saúde bucal de escolares residentes em locais com ou sem fluoretação nas águas de abastecimento pública na região de Sorocaba, São Paulo, Brasil
Tipo:
Artigo
Referência:
CYPRIANO, Silvia . A saúde bucal de escolares residentes em locais com ou sem fluoretação nas águas de abastecimento pública na região de Sorocaba, São Paulo, Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p.1063-1071, jul./ago. 2003.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Resumo:
Este estudo apresenta dados de carie dentaria e fluorose em sete municipios representativos da regiao de Sorocaba, Sao Paulo, Brasil, que possuem ou nao fluor nas aguas de abastecimento publico. A metodologia utilizada foi proposta pela Organizacao Mundial da Saude (WHO, 1997), adaptada pela Faculdade de Saude Publica da Universidade de Sao Paulo. A amostra foi probabilistica, adimintindo um erro de desenho de 2 e perda amostral de 20,0% (n = 96 por idade). Foram calibrados seis examinadores, com porcentagem de concordancia acima de 89% para variaveis pesquisadas. Obteve-se o resultado de 37,6% de criancas livres de carie aos 5 anos (ceod=0) e o indice ceod foi de 3,1. Aos 12 anos, 32,3% dos escolares tinham CPOD = 0 e o indice CPOD foi de 2,6, sendo a regiao considerada de baixa prevalencia de carie. Nos municipios com agua fluoretada a proporcao de criancas livres de carie aos 12 anos foi maior (p = 0,019), e o indice ceof foi menor (p=0,001). A prevalencia de fluorose nas criancas examinadas foi de 12,7%, estando dentro de limites aceitaveis segundo o indice de fluorose dentaria da comunidade.