NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Estudo das condições de saúde das crianças do município de São Paulo, SP (Brasil), 1984-195. II - antropometria nutricional
Tipo:
Artigo
Referência:
MONTEIRO, Carlos Augusto et al. Estudo das condições de saúde das crianças do município de São Paulo, SP (Brasil), 1984-195. II - antropometria nutricional. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. São Paulo, v. 20, n. 6, p.446-453, 1986.
Outro(s) Autor(es):
Descritor(es):
Resumo:
Como parte de amplo estudo epidemiologico sobre condicoes de saude na infancia, avaliou-se atraves de exame antropometrico o estado nutricional de uma amostra representativa das criancas menores de cinco anos residentes no Municipio de Sao Paulo, SP, Brasil (N=1.013). Utilizando os criterios diagnosticados da classificacao de Gomez, a prevalencia da desnutricao no Municipio foi estimada em (25,9 percentual) sendo de (2,9 percentual) a prevalencia de formas moderadas e nula a de formas severas. Atraves da comparacao com estudo realizado ha cerca de 10 anos, nao se evidencia atenuacao nos indices de desnutricao no Municipio, o que contrasta com a pronunciada queda observada nos coeficientes de mortalidade infantil e pre-escolar. A distribuicao etaria da desnutricao denota clara protecao do primeiro ano e concentracao de casos determinantes de desnutricao quanto na formulacao de programas de controle. A distribuicao do estado nutricional pelos diferentes estratos populacionais, alem de confirmar a incostante determinacao socio-economica da desnutricao, evidencia que, no Municipio de Sao Paulo, a clientela potencial para programas de prevencao e controle da desnutricao somaria pelo menos 400.000 criancas.