NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
A construção do conhecimento do indivíduo no processo de sensibilização-conscientização-ação sobre a Hantavirose e a oportunidade para o controle e a prevenção de zoonoses emergentes: a experiência da hantavirose em Santa Catarina/Brasil
Tipo:
Artigo
Referência:
SCHMIDT, Rosana Andreatta Carvalho . A construção do conhecimento do indivíduo no processo de sensibilização-conscientização-ação sobre a Hantavirose e a oportunidade para o controle e a prevenção de zoonoses emergentes: a experiência da hantavirose em Santa Catarina/Brasil. SAÚDE E SOCIEDADE. São Paulo, v. 16, n. 3, p.111-124, 2007.
Descritor(es):
Resumo:
Este artigo descreve a trajetoria da descoberta da hantavirose no estado de Santa Catarina, no Municipio de Seara, no ano de 2000. Uma investigacao epidemiologica dessa primeira ocorrencia proveu dados e informacoes para pesquesa realizada a posteriori. O estudo realizado teve o intuito de analisar a Hantavirose como caso especifico de doenca emerginte, relacionando-a com as suas condicoes de surgimento, passiveis de intervencao. Por meio de entrevistas semi-estruturada com atores envolvidos na investigacao, foram identificados aspectos relevantes para praticas da Saude Publica. O pequeno aproveitamento dos dados de uma investigacao epidemiologica; o puco investimento em acoes preventivas pelo Estado apos a emergencia; e a impoessoalidade dos profissionais de saude envolvidos a contribuir para a responsabilizacao dos individuos afetados constituiram elementos indicativos de que nao ha orientacao e controle de forma continua ou mesmo um auxilio real aos individuos/comunidades necessitadas. Dessa forma e praticamente impossivel que as acoes sanitarias sejam bem-sucedidas. Conclui-se que o Programa de Saude na Familia, de estrategia dinamica e participativa, e um dos elementos fundamentais no processo de construcao do conhecimento de cada individuo com importancia inegavel nas orientacoes diante da emergencia da Hantavirose. Paralelo ao programa faz-se necessaria a elaboracao de projetos educacionais direcionados as escolas e de um cronograma de palestras para as associacoes de bairros, visando um processo de sensibilizacao-conscientizacao-acao no auto-cuidado, em carater permanente e nao somente por ocasiao de epidemias.